Queremos Educação Integrada para formação completa dos estudantes

Queremos Educação Integrada para formação completa dos estudantes

#NenhumaDisciplinaAMenos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai dividir o currículo em dois: no Ensino Fundamental a formação será comum a todos os estudantes, com o mesmo conteúdo.

Já no Ensino Médio, o aluno poderá “escolher itinerários” para seguir, definindo em quais áreas considera mais importante se concentrar. A escolha pelos itinerários não será como desejam os alunos, já que vai depender também do que será oferecido por cada escola conforme a sua disponibilidade.

O currículo do Ensino Médio é composto por 13 disciplinas obrigatórias. Pela reforma do Ensino Médio, 60% da carga horária na etapa final da educação básica será destinada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o restante será dividido em cinco itinerários formativos pelos quais o estudante poderá optar: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Profissional. Ou seja, aluno poderá compor 40% de sua grade com um currículo complementar.

Dentro das cinco opções previstas na Lei, as escolas serão obrigadas a oferecer apenas um itinerário. Fica a critério de cada uma se quer – ou pode – garantir mais opções aos alunos.

BOX

Obrigatórias – Português e Matemática

Das três mil horas do Ensino Médio, 1.800 seriam destinadas à primeira etapa. Como Língua Portuguesa e Matemática seriam consideradas as únicas disciplinas obrigatórias, supõe-se que a maior carga horária da primeira etapa. Como Língua Portuguesa e Matemática seriam consideradas as únicas disciplinas obrigatórias, há que se supor que a maior parte carga horária da primeira etapa será para essas disciplinas. As outras 10 disciplinas teriam que se satisfazer com uma carga horária bem menor.

Linguagens

As disciplinas estão sendo englobadas numa área apelidada de Linguagens, onde são apresentadas mais de 50 competências, que jamais serão alcançadas no Ensino Médio que tem duração de 2.400 horas de estudos.

Linguagens Ciências da Natureza

Na chamada “Ciências da Natureza”, a situação ainda é mais grave, uma vez que Física, Química e Biologia são completamente distintas. No caso dessas disciplinas é preciso aprender suas leis, com objetos próprios de estudo e de pesquisa, não dá para colocar tudo no mesmo balaio, como pretende o Governo Federal. Não dá para misturar tudo numa coisa só.

Linguagens Humanidades

Nesse caso, querem tratar de Filosofia, Sociologia, História e Geografia como se fosse uma coisa só. Como encaixar tudo isso, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apenas no conceito espaço e tempo? Como discutir tão superficialmente a formação dos jovens? Essa área de conhecimento está sendo tratada com total relativismo. A questão é jogada sem explicações, em nada esclarece.

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