A deputada estadual Professora Bebel (PT) reúne no próximo sábado (06) o futuro conselho político do seu mandato para avaliar e prestar contas dos 100 primeiros dias de trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento acontece no centro comunitário da cidade de Águas de São Pedro, na rua Luiz Antonio de Mitry, 313, e reunirá diversas lideranças nacionais do partido, entre eles o ex-senador Aloízio Mercadante, o deputado federal Alexandre Padilha. Estão convidados a participar do encontro os candidatos ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, e ao Senado Federal, Jilmar Tatto, além de vereadores e lideranças da região.
Bebel, que está no seu primeiro mandato de deputada estadual, decidiu criar um conselho político para auxiliar no trabalho de deputada estadual, conforme compromisso de campanha, que terá a missão, inclusive, de discutir encaminhamentos políticos e a destinação de emendas parlamentares. O conselho político contará com representantes de diversos segmentos da sociedade, como professores, sindicalistas, aposentados, movimentos sociais e populares das mais diversas regiões do Estado de São Paulo. Bebel foi eleita deputada estadual por São Paulo com 87.169 votos e preside, na Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação e Cultura, e tem trabalhado firme para a implantação do Plano Estadual de Educação.
Nesses 100 primeiros dias, Bebel tem realizado um mandato popular e defendido a educação pública de qualidade, conforme compromisso de campanha. Na votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que é a base para a elaboração do orçamento do Estado de São Paulo para o ano de 2020, conseguiu a aprovação de emendas pela valorização do magistério, dos servidores públicos de uma forma geral, com previsão de reajuste anual de salários, e que o Estado realize a destinação de recursos para o Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo – IAMSPE.
Bebel é atualmente presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e membro da Diretoria Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Como liderança dos professores, integrou o Fórum Nacional de Educação e integra o Fórum Estadual de Educação/SP. Organizou o 1º Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação, com participação do Chile, Argentina, Equador, Portugal e França. Foi secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE – (1997-1999), Presidenta da Apeoesp (1999-2002, 2011-2014) e vice-presidenta entre 1996 e 1999. Integrou as Comissões Organizadoras Nacionais da Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB), Conferência Nacional da Educação (CONAE) de 2010, Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014. É membro da Rede de Pesquisa da Internacional da Educação (IE).
Como conselheira do Conselho Nacional de Educação, elaborou pareceres e resoluções, homologados pelos ministros da Educação Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. Participou de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais sobre educação, atuando também como palestrante. Tem diversos artigos em publicações como Folha de S. Paulo, Estadão, Le Monde Diplomatique, Viomundo e Brasil 247.