Um grupo de 18 professores da rede estadual de ensino de Piracicaba, entre eles a presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, na noite do dia 29 de outubro, dentro das comemorações do “Dia do Professor” com o diploma “Mérito Magistério”. A iniciativa da homenagem, que lotou o salão nobre da Câmara de professores, foi do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), que compôs a mesa e conduziu os trabalhos ao lado do presidente do legislativo, Gilmar Rotta (MDB), do vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB); do dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, e da diretora da Apeoesp em Piracicaba, Leonor Peres.
O Maestro Jonson falou da alegria e satisfação imensa em tão importante participação e, evocou a então escritora Cora Coralina, em textos poéticos sobre a arte do ensino, como a homenagem aos professores. Também considerou o momento conturbado do país, onde o trabalho de educação está complicado. Jonson ainda falou de seu trabalho de voluntário, há 12 anos, na érea educativa, reconhecendo que sem o professor não haveria sociedade, no desenvolvimento científico e social, onde seu papel é de suma importância.
A deputada Professora Bebel destacou a importância do projeto de Jonson, de música nas escolas, lembrando que já houve época no Brasil onde se ensinava música nas escolas públicas, e que a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, onde é presidenta, deu parecer favorável a projeto que estabelece a volta da música nas escolas estaduais. Disse que a música, além da harmonia, também contribui na capacidade de formação geral, a exemplo de ajudar no raciocínio da matemática. Também falou da primeira homenagem que recebe de um órgão público, após ser eleita deputada estadual, e que fez questão de participar da solenidade para receber. Destacou que mesmo afastada da sala de aula, pelo fato de presidir a Apeoesp e ser deputada estadual, não abre mão da luta. “Nunca digo que sou deputada e presidenta da Apeoesp. Falo que estou, porque de fato sou professora. O título é por escolha, a mais nobre profissão, onde o professor tem o privilégio de estar 200 dias letivos, direto com o aluno e indiretamente com a família também”, disse, agradecendo a homenagem.
HOMENAGEADOS – Foram homenageados com o diplomoa do “Mérito do Margistério”: Ademilson Lima Rodrigues de Barros (EE Comendador Mário Dedine); Giovana Carpin Borba Anunciato (EE Pedro de Mello); Luís Carlos Canale (EE Professora Avelina Palma Losso); Maria Izabel Azevedo Noronha – Professora Bebel (EE Afonso de José Fioravante); Marilda Brigatti Corrêa (EE Professor Abigail de Azevedo Grillo); Noemi Felipe Santiago Anacleto (EE Profº Juraci Neves de Mello Ferracciú); Rita de Cássia Balena Gaiardo Travisani (EE Profª Mirandolina de Almeida Canto); Roberta Cortozi José (EE Profª Jaçanã Alatair Pereira Guerrini); Suelen Nataly Izaque de Souza (EE Dom Eduardo Milad Koaik) e Valquiria Hillbruner de Oliveira (EE Profº Manasses Ephrain Pereira).
APRESENTAÇÃO: Durante a solenidade, os alunos do projeto Música para Todos interpretaram: Love me Tender, de Elvis Presley, e Aquarela.