Mais uma lamentável ocorrência de violência em escola pública estadual evidencia o descaso do Governo Doria para com a segurança de estudantes, professores e funcionários na rede estadual de ensino.
Desta vez, na Escola Estadual Gabriel Pereira, em Mogi das Cruzes. Por volta das 13 horas desta terça-feira, um homem invadiu a escola, agredindo meninas que lá estudam e professoras durante mais de meia hora, inclusive ameaçando-as de morte.
Uma inspetora enfrentou o agressor, até que chegassem à escola policiais, que o detiveram.
Mais uma vez denunciamos a falta de funcionários nas escolas estaduais e a ausência de uma política do Governo do Estado para prevenir situações como essa. Não se trata de alocar dentro das escolas policiais reformados, como pretende o Governador Doria. Isso apenas serviria para cercear a liberdade que deve ser inerente a um espaço educativo. Soluções verdadeiras passam pelo diálogo, gestão democrática, participação da comunidade, dos pais, contratação de funcionários por meio de concursos públicos e, também, o reforço da ronda policial no entorno das unidades escolares, esse sim, o papel a ser cumprido pela segurança pública.
A subsede local da APEOESP está acompanhando o caso e continuaremos a lutar por segurança nas escolas, naquele sentido educativo que é papel do ambiente escolar.
Lamento, ao mesmo tempo, que as políticas dos atuais governos federal e estadual incentivem atitudes agressivas como esta, pois, seguindo as propostas da farsa da “escola sem partido”, desprestigiam os professores e as escolas públicas, como se fossem terra de ninguém.