Na tarde desta terça-feira (7), a deputada estadual Professora Bebel esteve no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na companhia do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, ambos à convite do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, para tratar de assuntos relacionados à Educação pública e aos direitos dos profissionais da Educação e demais servidores.
Bebel e Araújo expressaram suas concepções e opiniões sobre o trabalho do Ministério da Educação, que consideram o mais importante para o futuro do país, e sobre a necessidade de representação e diálogo com profissionais da Educação no MEC, levando suas experiências e compromissos com a escola pública de qualidade.
“Também destacamos a urgência de que sejam revogadas a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular impostas pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, e dissemos ao Presidente Lula que é urgente que se estabeleça um processo de construção de um ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora e que seja colocado um fim na distância que separa as escolas públicas das boas escolas privadas”, afirmou Bebel.
Foi reivindicado também ao presidente Lula a revogação da Lei Complementar 173, que impede a utilização do tempo de serviço dos anos de 2020 e 2021 para evoluções e promoções na carreira, quinquênios, licenças-prêmio e outras vantagens. “É injusto o congelamento desse tempo de serviço, que se refere ao período da pandemia em que os profissionais da Educação e demais servidores trabalharam sem descanso”, destaca a deputada.
Após ouvir com a costumeira atenção todas as colocações, o presidente Lula se comprometeu a discutir os temas com o ministro da Educação e demais ministros ligados à temática.