Com ajuda de Bebel, pais conquistam transporte escolar para alunos de Piracicaba

Transporte Escolar em Piracicaba

Com ajuda de Bebel, pais conquistam transporte escolar para alunos de Piracicaba

O mandato popular da deputada estadual Professora Bebel (PT) colaborou nesta quinta (6/2) para que aproximadamente 30 alunos de Piracicaba conquistassem transporte escolar gratuito. Os alunos residem na região dos bairros de Santa Rita, São Francisco e Taquaral, e estudam na EE Pedro Moraes Cavalcanti, no bairro Nova Iguaçu, região do Dois Córregos.

Em decorrência das dificuldades de deslocamento, os estudantes vinham tentando, desde o ano passado, conseguirem o transporte escolar, sem sucesso.

O pedido para a intervenção da deputada, que também é presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), foi feito por um grupo de pais de alunos na tarde desta quinta-feira, 6 de fevereiro. Momentos antes, os pais tiveram reunião com André Stênico, representante da empresa Stênico, que faz o transporte escolar no bairro, que informou não ter autorização para transportar os alunos que não constam de uma lista emitida pela Secretaria Municipal de Educação.

A reclamação dos pais é de que as aulas já começaram e os estudantes não estão conseguindo o transporte para se deslocar do bairro até a escola e vice-versa. Isso apesar de um ônibus da empresa Stênico passar pelo bairro e transportar aproximadamente 10 alunos.

“Uma barbaridade o ônibus, que tem capacidade para transportar 44 pessoas, não aceitar transportar os nossos filhos ”, disse Karina Alvim, mãe de três alunos, que está levando os seus filhos até a escola. Roseli Castelato Gaioto, mãe de um aluno da EE Pedro Moraes Cavalcanti, também estava indignada com a situação e vem mobilizando os pais para não aceitarem esta posição. “Isso não pode continuar. É um absurdo!”, disse. A mesma posição é compartilhada pela aposentada Ângela Maria Ortiz, que está pagando R$ 200,00 por mês para garantir o transporte particular do seu neto Samuel.

Visita surpresa

André Stênico, que apareceu de surpresa no bairro, em um veículo com o logotipo da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, parou em frente ao Condomínio Residencial Parque Bertolini II, onde os pais estavam concentrados, para dizer que a empresa está fazendo um estudo visando adequar o transporte escolar.

“Vim aqui para dizer que o motorista não tem culpa de não autorizar a entrada dos alunos no ônibus. Só podem entrar os que estão na lista e já têm direito garantido”, disse, ressaltando que a meta é reduzir o número de ônibus que fazem o transporte escolar. Segundo ele, já foram sete, atualmente, são cinco, e a meta é reduzir para quatro.

A dona de casa Elen Galantina conta que o grupo de pais pediu o apoio da deputada Professora Bebel porque eles querem garantir também transporte para os seus filhos. Os pais foram orientados a, primeiramente, voltar a oficializar o pedido de transporte na Secretaria Municipal de Educação e, no caso do transporte continuar a ser negado, a assessoria jurídica da deputada recorrera à Justiça.

Vitória!

Em decorrência da pressão dos pais e do mandato, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba informou ontem mesmo (6/2) que finalmente liberou o transporte dos alunos e arcará com os custos do transporte. O mandato promete acompanhar para ver se, realmente, a prefeitura vai cumprir o prometido.

 

 

Compartilhar:

Inscreva-se em
nossa newsletter