Confira a íntegra dos comunicados da APEOESP divulgados nesta quarta-feira (29/1)

A APEOESP divulgou nesta quarta (29/1) quatro comunicados importantes. No primeiro, o sindicato pede que professores devolvam cartazes da eleição de Representante Escolar que saíram com erro de português. No segundo, o sindicato cobra da SEDUC que estabeleça um protocolo de prevenção contra o coronavírus.

O sindicato defendeu ainda que é obrigação da Secretaria de Educação fornecer equipamentos para que professoras e professores possam utilizar o diário digital e divulgou as regras de funcionamento dos plantões de advogados e advogadas da APEOESP.

Confira, abaixo, a íntegra de cada comunicado:

ATENÇÃO: ATAS E CARTAZES DA ELEIÇÃO DE RE COM ERRO DEVEM SER DEVOLVIDOS À APEOESP

Sem que tivessem sido submetidos ao Conselho Editorial, foram confeccionados e distribuídos pela Secretaria de Organização da APEOESP atas e cartazes da eleição de Representantes de Escola da entidade contendo um erro crasso de português.

Como professora de língua portuguesa e Presidenta do sindicato, não posso de forma alguma admitir esse tipo de erro, embora entenda que a correria dos últimos dias tenha dificultado um maior rigor na revisão dos materiais. Assim, determinei o imediato recolhimento desses materiais.

Portanto, qualquer professora ou professor que estiver de posse dos materiais com erro deve devolvê-los imediatamente na subsede da região e aguardar o envio dos materiais corretos.

REGRAS DE FUNCIONAMENTO DOS PLANTÕES DE ADVOGADOS(AS) DA APEOESP

Na qualidade de Presidenta da APEOESP, faço divulgar as seguintes regras para utilização dos plantões de advogados(as) do sindicato por parte dos associados e associadas:

1- Todo(a) professor(a) que quiser falar com seu advogado(a) TEM O DIREITO de fazê-lo.

2- Tanto presencialmente como por telefone, o(a) advogado(a) ATENDERÁ o(a) professor(a) em seus horários de plantão. Emergencialmente qualquer advogado(a) poderá prestar esse atendimento, inclusive os(as) advogados(as) que compõem a Coordenação do Departamento Jurídico.

3- A secretária MARCARÁ o plantão ou agendará o horário em que o(a) advogado(a) conversará com o(a) professor(a) por telefone, e NÃO fará, ela própria, esse atendimento, ainda que orientada pelo(a) advogado(a);

4- A secretária NÃO consultará previamente o(a) advogado(a) sobre o agendamento. Primeiro o fará e depois comunicará o agendamento ao(à) advogado(a), que, se tiver problema em cumpri-lo, entrará, ELE(A) PRÓPRIO(A), em contato com o(a) professor(a) para combinar novo agendamento.

5- O(a) advogado(a) deve cumprir seu horário de plantão, sendo causa justificada de seu não cumprimento audiências que eventualmente possam ter sido agendadas no mesmo horário do plantão ou atividades em que o(a) advogado(a) compareça em atendimento a determinação da APEOESP, do Secretário de Legislação e Defesa do Associado ou da Coordenação do Departamento.

6- As demais atividades dos(as) advogados(as) devem ser agendadas em horários que não coincidam com seus plantões.

7- As secretárias farão uma agenda consolidada dos plantões agendados para a semana seguinte e entregarão para a Coordenação do Departamento Jurídico na sexta-feira, às 16 horas. A secretária Cláudia ficará responsável por fazer essa entrega.

9- O Secretário de Legislação e Defesa do Associado ou, por delegação dele, a Coordenação do Departamento Jurídico, estão à disposição dos(as) professores(as) para qualquer esclarecimento ou reclamação acerca do cumprimento dos plantões dos(as) advogados(as).

Deputada Estadual

É OBRIGAÇÃO DA SEDUC FORNECER EQUIPAMENTOS PARA QUE O(A) PROFESSOR(A) POSSA UTILIZAR O DIÁRIO DIGITAL

A APEOESP tem sido procurada por professoras e professores que relatam terem sido informados da exigência de que utilizem neste ano letivo exclusivamente o diário digital, com a total extinção do diário em papel.

Assim, oficiei ao Secretário Estadual da Educação para solicitar que sejam disponibilizados a todos(as) os(as) docentes os equipamentos necessários para que esta exigência possa ser cumprida.

Entendo que esse é um direito dos professores e professoras, assim como é obrigação do Estado fornecer tais equipamentos. E entendo que até que esses equipamentos sejam disponibilizados para todos os profissionais, a administração não poderá exigir por parte deles o uso do diário digital e demais procedimentos vinculados à Secretaria Escolar Digital.

APEOESP COBRA DA SEDUC PROTOCOLO DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Notícias recentes informam sobre o risco da iminente chegada ao país da doença causada pelo recém-identificado coronavírus, já tendo sido notificados três casos suspeitos no país (todos em Belo Horizonte/MG).

Desta forma, oficiei ao Secretário Estadual da Educação (SEDUC) solicitando que seja estabelecido um protocolo de procedimentos de prevenção entre professores, funcionários, estudantes e demais pessoas que frequentam escolas e órgãos vinculados à rede estadual de ensino. Considero necessário também que o Governo Estadual divulgue informações e orientações para a população paulista em geral.

Inscreva-se em
nossa newsletter