Diretrizes para o Ensino Médio é tema de Audiência Pública

Diretrizes para o Ensino Médio é tema de Audiência Pública

Promovida pela deputada estadual Professora Bebel, a audiência pública virtual debaterá políticas e práticas curriculares para o Ensino Médio no Estado de São Paulo.

O evento virtual acontecerá na quinta-feira, dia 28, às 18h. O objetivo do Encontro é debater um Ensino Médio que atenda às necessidades da juventude brasileira, dos filhos e filhas da classe trabalhadora, em contraposição à farsa do “Novo” Ensino Médio que vem sendo implementado pelo Governo Doria/Rossiele Soares e Rodrigo Garcia.

A audiência virtual contará com a participação do professor convidado José Fernandes de Lima. O docente foi contemporâneo da Professora Bebel como conselheiro no Conselho Nacional de Educação, bem como também foi presidente. Além disso, foi relator das diretrizes nacionais do ensino médio, aprovadas em 2012, que estabeleciam como eixo fundamental deste nível de ensino, a articulação entre ensino-cultura-tecnologias, visando a formação integral dos jovens para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e para a vida.

Essas diretrizes foram abandonadas pelo governo golpista de Michel Temer, que impôs a reforma do ensino médio. Graças, em grande parte à atuação da APEOESP, sob o comando da Professora Bebel, que impediu a realização da audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular no Memorial da América Latina, em 2017, Temer não conseguiu completar o processo de desmonte do ensino médio.

Bolsonaro, entretanto, aprovou a nova BNCC e, o então Ministro Rossieli Soares, completou a tarefa em nível nacional. Depois, como secretário da Educação no Estado de São Paulo, implementou a farsa do “novo ensino médio”, sob o argumento de um falso “protagonismo” juvenil e “direito de escolha” dos estudantes. Subterfúgios que não passam de uma cortina de fumaça para negar à juventude que estuda em escolas públicas o direito ao conhecimento, reduzindo sua formação à preparação para as necessidades do chamado “mercado de trabalho” ou o falso “empreendedorismo”, que mascara o subemprego nos dias de hoje. Diante desse cenário obscuro vivido em todos os níveis da educação, é urgente e necessário pautar esse tipo de debate e incluir a sociedade nessa discussão.

Para participar da Audiência Pública Virtual no dia 28 às 18H, basta acessar: https://alesp-live.zoom.us/j/6959318906?pwd=alBqaFQySHpkWEVNN1pzS2NPbXh4dz09

Compartilhar:

Inscreva-se em
nossa newsletter