A Folha de S.Paulo publicou nesta segunda-feira (29) reportagem onde denuncia que o frigorífico NS Alimentos, autuado no inicio do ano por entregar produto adulterado, voltou a vencer licitações abertas pelo governo Doria para fornecer carne à merenda das escolas estaduais do estado. Clique aqui e leia a matéria completa da Folha.
A matéria destaca também a interrupção no programa de mudança na merenda escolar feito pela premiada chef Janaína Rueda, que enriqueceu os menus das escolas com base em receitas paulistas tradicionais e foram trocados por refeições com falta de nutrientes e repetição de alimentos. A formação de merendeiras feita por Janaína também foi interrompida sem nenhum aviso.
Merenda adequada
Em abril, o mandato da deputada Professora Bebel realizou uma audiência pública para debater projeto de lei visando a institucionalização no estado de São Paulo de uma merenda escolar adequada, saudável e nutritiva. “Nosso projeto será protocolado ainda nesta primeira semana de agosto”, informa Bebel.
A audiência pública contou com a participação da chef Janaina Rueda, que, como informa a reportagem da Folha, colaborou com a Secretaria da Educação em projeto de merenda escolar; da Presidenta da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), a estudante Lais do Vale; do representante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Del Vecchio Matheus; do Deputado Federal Alexandre Padilha; da Deputada Estadual da Bancada Ativista, Monica Seixas e de outras personalidades.
“Agora, frente a essa reportagem da Folha, vemos a importância de um projeto como esse. O governo Doria se resume a cortes e mais cortes e total desprezo pelas necessidades, pela saúde e pelo bem estar das crianças e jovens que frequentam as escolas públicas do estado de São Paulo”, lamentou Bebel.