Professora Bebel ministra aula pública na UNESP de Rio Claro

Professora Bebel ministra aula pública na UNESP de Rio Claro

A presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e Deputada Estadual Professora Bebel (PT) criticou as ações dos governos Bolsonaro e João Doria, que têm levado ao desmonte da Educação pública, durante aula sobre “Os Desafios dos Professores na Educação Básica na Atualidade”, ministrada na última segunda-feira (02) na UNESP de Rio Claro.
Na apresentação feita a professores, alunos, lideranças, representantes da APEOESP e comunidade, a Professora Bebel destacou que o alvo central dos atuais governantes é a Educação. “São propostas visando à redução de gastos, como, por exemplo, os cortes nas pesquisas, a descontinuidade de programas e a adoção de medidas para tentar enfraquecer a autoridade do professor”, disse ela, fazendo referência ao ataque à liberdade de cátedra do professor. “Em São Paulo, o governador Doria estabeleceu a permanência de coordenadores pedagógicos em sala de aula para vigiar e avaliar o trabalho do professor”, afirmou.
A desvalorização do professor também foi ressaltada pela a presidenta da APEOESP: “Esse governo se recusa a pagar o reajuste de 10,15%, mesmo sendo um direito conquistado judicialmente”, informou Bebel, acrescentando ainda que os salários base da categoria estão abaixo do piso salarial nacional. A deputada falou também sobre a privatização da gestão das políticas educacionais praticada pelo governo estadual por meio de organizações sociais e outros grupos privados, como as Fundações Airton Senna, Lehman entre outros.
O Programa de Ensino Integral (PEI), que a gestão Doria quer ampliar, foi apontado por ela como “uma farsa eleitoreira”. A Professora Bebel também destacou a importância da continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). “Precisamos fazer um movimento para garantir que esses recursos continuem sendo repassados aos municípios, assegurando assim esse importante financiamento”, pontuou. Após o encerramento da aula pública, participantes fizeram alguns questionamentos à deputada e também expressaram suas opiniões em relação aos assuntos apresentados. “Depois de ouvir várias opiniões, saio daqui satisfeita e bastante otimista no sentido de que a união é uma das formas do enfrentamento por uma educação pública de qualidade, desde a pré-escola até a pós-graduação”, finalizou a Professora Bebel, agradecendo ainda à direção o espaço cedido pelos Institutos de Biociências e Geociências e Ciências Exatas. “Agradeço a todos que se empenharam para que eu realizasse essa aula pública e, em especial, ao Prof. Eugênio Ramos, da UNESP, e também ao secretário geral do PT na cidade, Alan Carlos Rios”.

Compartilhar:

Inscreva-se em
nossa newsletter