Professora Bebel participa do Congresso da CSI na Austrália

Professora Bebel participa do Congresso da CSI na Austrália

Professora Bebel participa do V Congresso da Confederação Sindical Internacional (CSI), em Melbourne, estado de Victoria, na Austrália, como parte da delegação brasileira da CUT. Juntamente com ela, participaram os seguintes integrantes da APEOESP: Fábio Santos de Moraes, vice-presidente, Douglas Martins Izzo, presidente da CUT/SP, Ariovaldo de Camargo, secretário de Administração e Finanças da CUT.

O Congresso, cujo tema é Um Novo Contrato Social teve início no dia 18/11 e reúne 1.000 delegados e delegadas representantes de 300 centrais sindicais e sindicatos nacionais, em cujas base estão mais de 200 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de 130 países. O Congresso termina no dia 22/11.

Este Congresso destaca o papel dos sindicatos na construção da paz, sem o qual não pode haver justiça social e concentrou-se no debate de questões que sustentam o novo contrato social: empregos, defesa do meio ambiente, direitos dos trabalhadores, salários justos, proteção social, igualdade e inclusão. Debateu também globalização, a tecnologia e seus impactos no trabalho e a organização de um movimento sindical inclusivo em nível mundial.

A CSI, que teve como presidente o João Felício, ex-presidente da APEOESP e da CUT, falecido em 2020, tem agora como vice-presidente outro brasileiro: o companheiro Antonio Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT.

É importante registrar que compareceu ao Congresso o primeiro ministro da Austrália, Atnhony Albanese, do Partido Trabalhista, ele próprio oriundo do movimento sindical. Entre os pontos que abordou em seu discurso estão a defesa dos direitos das mulheres que sofrem violência, que devem receber salário, como forma de emancipá-las, aumento real de 15% no salário mínimo do país, promoção da saúde e seguridade para os trabalhadores e a Implementação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho no país, visando combater a violência e o assédio no mundo do trabalho.

Compartilhar:

Inscreva-se em
nossa newsletter