Na manhã desta quinta-feira (10) a Deputada Estadual, Professora Bebel recebeu na Assembleia Legislativa a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participou da Audiência Pública sobre as Novas Perspectivas para a Cultura Brasileira.
Estiveram presentes na Audiência as Deputadas e os Deputados Leci Brandão, Paula da Bancada Feminista, Simão Pedro, Beth Sahão, Eduardo Suplicy, Maurici e Paulo Fiorilo. Infelizmente, esses dois últimos precisaram se retirar em função de outros compromissos. Esteve presente na mesa a Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
Puderam dirigir-se à Ministra representantes de entidades de Cultura como Bel Galvão, da Rede Estadual dos Pontos de Cultura, Mestre Alcides de Lima, do Fórum Permanente para as Culturas Populares e Tradicionais, Cassiane Tomilheiro, da FLIGSP – Fórum do litoral, interior e grande São Paulo, Well Darwin, do Fórum de Cinema do Interior. Estiveram presentes no plenário dezenas de outras entidades culturais, diretores de culturas de municípios e representantes de entidades sindicais e populares.
Houve apresentações musicais do Grupo Quarteto Fora de Contexto e de Jadir Bonacina, do Grupo MIstura Popular. Apresentou-se também o poeta popular Lucas Afonso, que recitou um potente poema que arrancou fortes aplausos dos presentes.
No seu pronunciamento, após a apresentação de vídeo institucional do MINC sobre a retomada da política cultural no país, destacou a importância da representação política para a transformação do Brasil, do diálogo e a postura democrática e republicana do presidente Lula, governando para todos os brasileiros, em sua diversidade, que é também a linha de trabalho do Ministério. Falou da cultura como investimento e não como gasto, das leis de fomento Aldir Blanc (emergencial) e Paulo Gustavo, novas regras da lei Rouanet e sua importância para a concretização das políticas culturais. E o papel fundamental da mobilização popular para que a cultura seja acessível a todos e todas.
“Foi uma manhã inspiradora, que mostrou que a cultura mobiliza, porque, como disse a Ministra, a cultura não é propriedade de ninguém, mas pertence a todos nós. Fiquei imensamente feliz de ter tido a oportunidade de organizar e coordenar este evento.” Finalizou a Deputada Estadual Professora Bebel.